Projeto do atelier Henrique Barros-Gomes Architects vence Dezeen Awards 2020

O projeto Rural House in Portugal, de autoria de Henrique Barros-Gomes Architects, foi o vencedor, na categoria Residential Rebirth Project, dos Dezeen Awards 2020 na votação do público.

Este projeto consiste na ampliação e reabilitação de uma casa tradicional de granito na aldeia de João Pires, Penamacor. Esta casa era  um antigo forno comunitário que foi convertido numa confortável casa de férias.

O exterior, sóbrio e tradicional, onde o rude granito é o elemento dominante, não se distingue especialmente das construções envolventes, contrasta com um interior de feição claramente mais contemporânea, acolhedor, quente e confortável, delicadamente trabalhado e com uma luminosidade surpreendente.

O principal elemento focal, que estabelece as regras de toda a construção, é a escada/banco/mesa/lareira, concebido de forma personalizada para a casa.

A entrada de luz é controlada com grande cuidado, através de diversas aberturas zenitais que produzem efeitos dramáticos na pedra bujardada e nos elementos de madeira que proliferam pela casa, alterando a sua ambiência ao longo de todo o dia.

O pátio murado inclui um telheiro e um pequeno jardim, algumas árvores e um tanque em pedra.

Saiba mais sobre este projeto aqui. O  júri desta edição é composto por arquitetos e designers, incluindo Norman Foster, Farshid Moussavi, Eva Franch i Gilabert e Chris Wilkinson, em que o resultado será revelado em outubro de 2020.  Fotografias © Ricardo Oliveira AlvesLINKShttps://www.dezeen.com/awards/2020/public-vote-winners/rural-house-in-portugal/
https://www.dezeen.com/awards/2020/public-vote-winners/

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s