Casa Touguinhó III vence o 1º Prémio do World Design Awards 2020

Emprego e formação de qualidade, inovação e segurança

Os atuais e futuros colaboradores da Cosentino, são o seu principal activo. A multinacional continua a consolidar sua identidade de marca empregadora, atingindo 4.785 funcionários em 2019, 11% mais que em 2018, e uma taxa de 91% desses empregos com contratos permanentes. A diversidade continua a ser um pilar na filosofia da empresa, que conta com 72 nacionalidades na sua força de trabalho. Também as questões de igualdade continuam a fazer parte da identidade da empresa, cujo número de mulheres em cargos de gerência cresceu mais de 14%. No desenvolvimento e gestão de talentos, a empresa quadruplicou as suas horas de formação para funcionários, com um total de 170.543 horas.

Em termos de saúde e segurança em 2019, a Cosentino conseguiu reduzir em 17% os acidentes em todos os seus centros de trabalho, comparativamente com 2018. A empresa consolidou o programa “Safety by Routines”, aumentando as horas de formação em quase 8%, e promoveu 2.200 sessões formativas, com um investimento total de 12,8 milhões de euros em sistemas de segurança para as suas instalações de produção e processamento em Almeria, Brasil e Estados Unidos.

A empresa continuou também a fortalecer uma das suas principais alavancas de crescimento e sustentabilidade: inovação e P&D. A Cosentino lançou novos produtos e soluções inovadoras, como Dekton® Slim XGloss, o tratamento antiderrapante Dekton® Grip + ou as novas coleções para sua superfície ultracompacta, Chromica e LiquidO investimento total da Cosentino neste campo, só em 2019, atingiu 18,6 milhões de euros

Sustentabilidade e compromisso para com a Comunidade

No campo da sustentabilidade ambiental, a empresa continua a fazer o seu caminho da excelência, assumindo os mais altos padrões de qualidade e respeito ambiental. Esta estratégia traduz-se novamente na obtenção de indicadores ótimos. Entre os diversos exemplos, está o facto da Cosentino ter conseguido aumentar a taxa de reciclagem de resíduos em 33% e ter produzido 1,45 milhão de m2 de placas com conteúdo de material recuperado ou reciclado, o que já representa cerca de 20% da produção total. Também foram reduzidas as emissões de mais de 15.000 toneladas de CO2, graças a iniciativas de mobilidade e projetos de eficiência energética. 

Esse compromisso com o planeta e o meio ambiente impacta também a comunidade e os ambientes circundantes onde a empresa atua. Em 2019, a Cosentino doou um total de 1,1 milhões de euros para ações sociais e reforçou o seu compromisso com a educação dos mais jovens por meio das várias atividades realizadas pela Fundação Eduarda Justo. 

Para María del Mar Martínez-Cosentino Ramos, Conselheira do Grupo Cosentino e Presidente da Comissão de RSC da empresa“este documento é um motivo de orgulho para toda a organização, pois exibe, de forma pública e totalmente transparente, não apenas nosso compromisso com os ODS, mas também o trabalho conjunto e eficiente de todos os departamentos da empresa. Informações Não Financeiras e os indicadores solicitados pela Global Reporting Initiative. Estes números confirmam confirmam a correta implementação em nível corporativo de nossas políticas ambientais, sociais e de governance que constroem nosso modelo de gestão de negócios sustentável ”.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s