Reabertura da exposição “Mies van der Rohe” na Casa das Artes

Os 50 anos da morte do mestre alemão/americano Ludwig Mies van der Rohe (1886-1969) continuarão a celebrar-se no Porto.

A exposição “Mies van der Rohe: Un’idea di Città [Uma ideia de Cidade]”, organizada no âmbito de MIES.5Oyears.PORTO, reabrir na segunda-feira, dia 1 de junho, na Casa das Artes.

A exposição destaca uma das caraterísticas da obra de Mies van der Rohe poucas vezes lembrada: a sua habilidade para conformar lugares públicos na cidade moderna, através da arquitetura e integrando a natureza e a malha urbana preexistentes. É dedicada, sobretudo, à sua fase americana.

A exposição inaugurou, na Casa das Artes, no dia 7 de março, com o testemunho, em viva voz, do ex-colaborador de Mies van der Rohe, Peter Forbes. Paralelamente à exposição, conversaram, a 9 de março, Christiane Lange e Paul e Johannes Robbrecht, sobre o projeto de reconstrução do Krefeld Golfclub (Krefeld, 1930).

Oportunamente, serão reagendadas as conversas com Ana Tostões, sobre o extenso projeto de renovação da Villa Tugendhat (Brno, República Checa, 1929-30), e com Mark Sexton, sobre as intervenções de renovação do conjunto 860-880 Lake Shore Drive (Chicago, 1948-51) e do Crown Hall (Chicago, 1950-56).  Será, também, reagendada a conferência de Fritz Neumeyer, “Opposites in dialogue: Mies van der Rohe and the art of building”.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s