JJs Arquitectura vence concurso internacional em Melbourne com “The Wave”

A praia de St Kilda já foi lar de estruturas distintas usadas para atividades recreativas, como molhes e piscinas de mar. O último deles, o pequeno e excêntrico Brookes Jetty, foi demolido em 2015 apesar dos protestos da comunidade.

Apoiados pela cidade de Port Phillip, cidadãos e grupos empresariais locais acreditam que um novo e melhorado pontão irá restaurar o caráter da praia e incentivará as pessoas a voltarem à água.

Com esse intuito, foi lançado em 2019 um concurso de ideias para a substituição do Brookes Jetty. O prémio Leighton, de $5.000, atraiu 108 propostas notáveis ​​oriundas tanto da Austrália como internacionais.

O presidente do painel do concurso, Dimity Reed, disse que as propostas refletem uma tendência internacional em direção a reinterpretações inventivas das estruturas à beira-mar. As muitas propostas provenientes de estudantes de arquitetura locais revelam um bom presságio para o futuro do design na Austrália.

A Arquiteta Jill Garner entregou o prémio Leighton de $ 5.000 a João Araújo Sousa e Joana Correia Silva, JJs Arquitectura, Porto, Portugal, # 77 The Wave

O projeto é inspirado nas “geometrias fluídas da costa, mediando entre o estado sólido e líquido ”, afirmaram os Arquitetos. Ele evolui de uma configuração simples de passarela estreita para uma Praça Aquática que reativa a função pública do cais. Amplos terraços criam uma transição suave entre terra e mar e dois anfiteatros, de frente para o pôr-do-sol e para a praia. O júri observou que a “poesia formal é alcançada com meios modestos para criar uma estrutura robusta que só melhoraria com a idade. Uma sensação de adequação à beira-mar garante que essa estrutura se torne uma peça central significativa na praia de St Kilda e um marco para Melbourne. 

O Luna Park, adjacente ao antigo Brookes Jetty, foi o cenário para o anúncio dos prémios, já que muitos projetos fazem referência ao ambiente lúdico do destino de praia mais popular de Melbourne.

A competição foi proposta pelo proeminente fotógrafo de arquitetura John Gollings e foi organizada pelo arquiteto local James Brearley e pelo grupo ativista Bring Back Brookes Jetty.

Os juízes foram: Presidente, Dimity Reed AM, Frank Van Haandel, Restaurateur, Dra. Christine Phillips, Professora Associada de Arquitetura RMIT e David Brand, Vereador e arquiteto local.

As propostas estarão em exposição pública até 13 de março na Brearley Architects + Urbanists, BAU, 117 Fitzroy Street, St Kilda, 9:00 – 18:30 durante a semana ou mediante agendamento: 0405 699481.

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s