Fotografia do MAAT vence Architectural Photography Awards de 2019

Uma fotografia do MAAT – Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia foi uma das vencedoras dos Architectural Photography Awards 2019, que foi tirada por uma fotógrafa dinamarquesa chamada Inge Schuster e, nela, a paisagem proporcionada pelo museu lisboeta brilha a preto e branco num céu nublado. A fotografia do MAAT foi vencedora dos “Architectural Photography Awards 2019”, numa das quatro categorias principais, em seis categorias possíveis: a “Sense of Place”.

O anúncio dos vencedores da oitava edição do concurso aconteceu durante o “World Architecture Festival” ou “Festival Mundial de Arquitectura”, em Amesterdão, sendo as categorias principais a concurso “Exterior”, “Interior”, “Sense of Place” – “Sentido de Lugar” e “Buildings in Use” – “Edifícios em Uso”. Estas categorias apuravam quatro fotografias cada uma para a vencedora geral da competição – e um prémio de 3000 dólares -, um privilégio que coube ao fotógrafo romeno Laurian Ghinitoiu, com uma fotografia do Museu Twist, na Noruega. Além destas quatro categorias principais, houve vencedores em mais duas: a “Portefólio” e a “Mobile”, seleccionados a meias entre um júri internacional e o voto do público, que teve a palavra final.

No total, foram avaliadas quase 2000 imagens candidatas, provenientes de 42 países, com a maior percentagem a provir do Reino Unido. O painel do júri reduziu a lista para 24 imagens (quatro em cada uma das seis categorias) e foi então que o público foi chamado a escolher as vencedoras.

De momento, o MAAT encontra-se encerrado, com previsão de reabertura no dia 27 de Março.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s