Tecla, a “eco-casa” impressa em 3D que já está a nascer em Itália

É a resposta às alterações climáticas e à “falta de habitação”Tecla é o protótipo de uma “eco-casa”, construída apenas com recursos do sítio onde foi construída. Deverá estar pronta no início de 2020 e os arquitectos responsáveis acreditam que é “uma nova forma de viver”. Será?

Tecla nasceu da vontade de “dar uma resposta à urgência climática” e criar um modelo de “eco-casas”. Mas também da necessidade de “dar a toda a gente a oportunidade de ter uma casa, numa era em que o aumento da população provoca a falta de habitação”Tecla é o protótipo de uma casa circular, criada unicamente com materiais reutilizáveis, recicláveis e locais — impressa em 3D e desenhada pelo gabinete italiano Mario Cucinella Architects, em conjunto com a Wasp, uma equipa de especialistas da tecnologia 3D.

O modelo, que começou a ser impresso em Setembro último, em Bolonha, Itália, e deverá estar finalizado no início de 2020, é o exemplo da rapidez do processo de construção. E a rapidez é precisamente uma das vantagens que o gabinete de arquitectos aponta: “Tem a capacidade de ser construída em muito menos tempo do que utilizando a tecnologia tradicional, ao mesmo tempo que produz menos resíduos e desperdício”, lê-se no site.

Concebida como uma “célula básica, cujas características podem ser modificadas de acordo com o clima e contexto local”, o modelo deverá criar um “novo conceito de viver”. E, acreditam os arquitectos, “tem potencial para se tornar a base de novas eco-cidades autónomas”, cuja construção se baseie numa estratégia sustentável, de eliminação de lixo e desperdício.

O desenho da casa prevê “uma área de convívio em espaço aberto e uma área de descanso com uma pequena casa de banho”. No exterior, há “um pequeno lago que alberga a água da chuva”, para que depois possa ser reutilizada para o jardim. O modelo deverá ser eficiente a nível energético, graças à utilização de painéis solares. “O objectivo final é fazer de Tecla o protótipo de uma casa completamente independente da rede eléctrica”, rematam.

©P3

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s