Projeto de Casacadabra + Sara Vargues vencem open call para uma “Educação em Arquitectura”

A proposta vencedora da chamada (open call) para apresentação de Projectos para uma Educação em Arquitectura é “Arquitectura da diversidade” de Casacadabra + Sara Vargues.

download (1).png

Casacadabra é um projecto de educação em arquitectura e urbanismo para crianças.

Sara Vargues é arquitecta pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa e mestre em cooperação internacional sustentável em arquitectura de emergência pela Universidade da Catalunha.

O júri, que recebeu e analisou 27 propostas, atribuiu 5 menções honrosas:
– “Sonhar o Futuro”, de Faíscar;
– “Vila Ideal”, de Adriana Correa;
– “Bicho Arquitectónico”, de Super Arquitecto;
– “Arquitectura para crianças, eu e o meu (nosso) mundo”, de Ana Rute Costa
– “Aprender com os materiais” de Ana Filipa Paisano.

A chamada para apresentação de projectos tinha como destinatários todos aqueles que quisessem envolver-se num projecto em que professores, crianças, arquitectos e colectivos, pudessem adquirir ferramentas para, a longo prazo, trazer conhecimentos e desenvolver novas capacidades e um olhar crítico sobre os espaços que habitam e usufruem.

O júri, presidido por Susana Menezes (Directora artística do LU.CA Teatro Luís de Camões), e constituído pelos arquitectos Helena Passos e Pedro Pacheco, saudou “a afluência das candidaturas, bem como a qualidade e o interesse das propostas apresentadas”.

Na sua apreciação, para lá de critérios-base, teve em conta a “promoção de uma experiência de aprendizagem, gradual e consequente”, que envolvesse a observação, a reflexão, o planeamento, a experimentação e a vivência da arquitectura; a “construção de um modelo de trabalho que pudesse ser replicado em escolas em todo o país”; e a necessidade de integrar o projecto no calendário escolar oficial.

QUEM SÃO

Casacadabra é um projecto de educação de arquitectura e urbanismo para crianças, fundado por Bianca Antunes e Simone Sayegh, para transmitir conceitos técnicos e sociais da arquitectura e do urbanismo de forma leve e divertida a públicos não especializados – principalmente crianças. Para isso, faz publicações infantis, como os livros “Casacadabra: invenções para morar” (2016) e “Casacadabra: Cidades para Brincar” (2018). Também promove workshops e actividades educativas, pesquisas e diagnósticos – como um recente estudo para o CAU/BR sobre ferramentas para implementação de um ensino urbanístico nas escolas do ensino fundamental no Brasil.

Bianca Antunes é mestre em Cooperação Internacional para Desenvolvimento Urbano e Arquitectura de Emergência e Sustentável (TU Darmstadt/UIC Barcelona). É também jornalista formada e mestre pela ECA-USP (2000 e 2008) e foi editora da revista AU – Arquitetura e Urbanismo (Editora PINI).

Simone Sayegh é arquitecta formada pela FAU-USP (1995) e atualmente cursa pedagogia. Trabalha há 18 anos na difusão da arquitectura em revistas especializadas e sites para o público final, como revista AU – Arquitetura e Urbanismo (Editora PINI) e UOL.

Sara Vargues é licenciada em arquitectura pela Faculdade de Arquitectura de Lisboa (FAUTL) e mestre em Cooperação Internacional em Arquitectura de Emergência e Sustentável pela Universitat Internacional da Catalunya (UIC). Com experiência profissional nas áreas do urbanismo sustentável e resiliência urbana, acredita que através da arquitectura colaborativa é possível desenhar uma sociedade mais justa e integrada.

download (1).png

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s