Cinco diferentes soluções ligadas à construção civil venceram a primeira edição do Prémio Arquétipo, um galardão promovido pela Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos (OASRN) com o objectivo de promover aproximação dos arquitectos à indústria.
Em comunicado, a OASRN descreve os cinco premiados, apontando que os arquitectos responsáveis pelas candidaturas vencedoras terão um prémio de 2.500 euros e a possibilidade de se juntarem às equipas de Investigação & Desenvolvimento das empresas que se associaram a este prémio.
Entre os premiados estão um elevador circular que roda em 360 graus, da autoria de Sílvia Alves, puxadores ergonómicos adaptados à mão humana desenhados por José Cadilhe, bem como um bloco sanitário que integra lavatório, sanita e chuveiros e que aproveita água, cuja assinatura é de Pedro Devesas.
O prémio Arquétipo, que conta com o apoio da Secretaria de Estado da Indústria, tem como objectivo promover a aproximação entre a indústria e os arquitectos, procurando ideias com aplicabilidade directa no sector da construção. A iniciativa teve como parceiras as empresas Arch Valadares, Automatizadora SA -ATZ, Cobermaster, Enor e Knauf, enquanto o júri foi composto por elementos nomeados pelas empresas e pelo arquitecto Adalberto Dias, designado pelaOASRN. Em Setembro será atribuído o prémio Master, que inclui a entrega de 6.000 euros e a criação de um protótipo da ideia escolhida.