OPENBOOK Architecture assina projeto de renovação das Caves Sandeman

OPENBOOK Architecture, atelier português de arquitetura anuncia a finalização do seu mais recente projeto de renovação arquitetónica para as Caves de Vinho do Porto da Sandeman, pertencentes à Sogrape Vinhos, que foram alvo de uma completa renovação arquitetónica, a cargo da OPENBOOK Architecture em parceria com a BY – Interactive Brands Agency.

Com o objetivo de conferir uma imagem mais moderna e sofisticada, proporcionando um ambiente típico e em simultâneo, contemporâneo, a remodelação foi realizada para as Caves Sandeman, situadas no Largo Miguel Bombarda, na zona ribeirinha de Vila Nova de Gaia, numa área de intervenção que englobou mais de 5.000m2.

A proposta arquitetónica e criativa teve como base, a melhoria de uma imagem já existente, onde o “The Don” constitui o centro de todo o mistério da visita às Caves Sandeman. O conceito proposto baseou-se nas cores que envolvem o famoso logótipo “The Don”, combinando com o design típico da cave em si, desenvolvendo uma imagem mais moderna e atual. Como materialização foi sugerida a combinação do preto onde está representada toda a sinalética do projeto com a pedra existente e a madeira envelhecida; o mobiliário mistura a pedra, a madeira e o ferro, reforçando assim a estética e o design geral escolhido para a globalidade deste projeto.

A renovação das caves resulta de um trabalho de parceria conjunta da OPENBOOK Architecture e da agência criativa BY que desenvolveram o conceito criativo, o projeto de arquitetura, museu interativo da marca, mobiliário, interatividade digital, nova área de provas, nova «Sala 1790», Garrafeira Vintage, a inclusão de um auditório, instalações sanitárias, algumas alterações de imagem no percurso da visita assim como uma nova iluminação em toda a área de circulação das caves, e ainda um novo conceito de loja.

Foi criada uma visita guiada que é uma verdadeira experiência integrada, uma vez que se prolonga ao longo das caves. Foram instalados touchpoints digitais ao longo do circuito que funcionam como uma extensão da própria exposição e que se revelam como uma porta de entrada para o mundo da Sandeman. O novo conceito de tour relata a história da marca e do seu ícone, o The Don, dando protagonismo à marca Sandeman, ao Douro e aos seus vinhos, bem como ao portfólio da marca.

A marca Sandeman, o Douro e os seus vinhos surgem com um protagonismo reforçado, através da exposição do espólio da insígnia e de peças museológicas que retratam momentos históricos, assumindo-se claramente como “a” marca mundial de Vinho do Porto.

Através do conceito de Brandchitecture, preconizado pela OPENBOOK Architecture e desenvolvido em parceria com a BY, foi concretizada a transposição para o espaço a remodelar, do conceito, valores e ADN da marca, com o “The Don” a assumir o papel principal de toda uma imagem mais moderna, atual e sofisticada.

A OPENBOOK Architecture distingue-se pelo seu já vasto portfolio valorizado com o desenvolvimento e entrega de importantes projetos de referência nacional e internacional, alguns dos quais já premiados, de que são exemplos mais emblemáticos a criação do Deloitte HUB, os novos escritórios da Everis e da VdA – Vieira de Almeida ou Abreu Advogados, o representativo edifício para a NOKIA Conhecimento, o Hospital Luz Saúde Vila Real e a sede da Microsoft. Mais recentemente, a OPENBOOK Architecture tem igualmente a seu cargo o desenvolvimento do projeto de arquitetura de interiores da nova sede da KPMG, reconhecida consultora líder mundial na prestação de serviços nas áreas de auditoria,
fiscalidade e consultoria.

Créditos das Fotos © José Campos

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s