Construção de habitação sobe em flecha

O consumo de cimento no mercado nacional até Junho de 2018, totalizou 1,38 milhões toneladas, valor que traduz um crescimento de 3,6%, em termos homólogos.
No 1.º semestre de 2018, foram emitidas pelas Câmaras Municipais 7.329 licenças de construção nova e reabilitação de edifícios habitacionais, o que traduz um acréscimo de 20,7% em termos homólogos. Quanto ao licenciamento de fogos em construções novas, verifica-se uma subida de 35,7%, em termos homólogos, para um total de 9.688 habitações, número que supera já a totalidade de fogos licenciados durante o ano de 2014 (6.785).

O novo crédito concedido, pelas instituições financeiras, para aquisição de habitação no 1º semestre de 2018, registou uma subida em termos homólogos acumulados de 24,9% para 4,77 mil milhões de euros. Apesar deste aumento, o stock de crédito à habitação manteve a trajectória de redução dos últimos anos, ao reduzir-se 1,1%, em termos homólogos, para 92,8 mil milhões de euros, no final de Junho. Quanto ao stock de crédito concedido pelas instituições financeiras às empresas do sector da construção e imobiliário registou-se, em Junho, uma quebra homóloga de 7,0%.
O valor médio da avaliação bancária na habitação estimado em Junho foi de 1.180 euros/m2, valor que traduz um aumento de 6,1% em termos homólogos. Nos apartamentos, assistiu-se a uma subida de 6,9% para 1.238 euros/m2 e nas moradias verifica-se uma subida de 4,1% para 1.077 euros/m2.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s