“The Caveman” projeto de Tiago do Vale Arquitectos recebe Menção Honrosa nos GADA 2018

A The Caveman projeto de autoria de Tiago do Vale Arquitectos, distinguida com uma Menção Honrosa nos Global Architecture & Design Awards de 2018, sendo o único representante nacional destacado nesta edição.

Os Global Architecture & Design Awards (GADA) são organizados pela Rethinking the Future, uma organização que procura olhar para a arquitectura como solução para as necessidades das próximas gerações, focando-se especialmente nas alterações climáticas e na introdução de conceitos de sustentabilidade na construção.
A distinção foi atribuída por um Júri composto por académicos das mais prestigiadas escolas de arquitectura de arquitectura do mundo (como Stephanie Marie Bayard, do Pratt Institute de Brooklyn) e por figuras charneira da prática arquitectónica (como Angela Lee, da HKS Architects de Singapura).
Tendo como ponto de partida uma sapataria construída no final dos anos 90, esta proposta para a The Caveman implicou um desenho capaz de resultar numa grande flexibilidade na apresentação, gerar um espaço comercial com uma imagem forte, reconhecível e reproduzível, e fazendo-o com custos muito controlados.
Demoliram-se os tectos falsos pré-existentes em gesso cartonado, removeu-se o papel de parede e, levantando o degradado pavimento flutuante, revelou-se um piso de betão afagado em óptimo estado. Uma coluna em betão aparente escondia-se detrás de quatro espelhos de chão a tecto.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s