
O tema da Economia Circular na Arquitectura estará em foco no Archi Summit 2018, em paralelo com as conferências principais sobre habitação e o ordenamento do espaço público. O tema será abordado num seminário marcado para o dia 13 de Julho, que será conduzido por Aline Guerreiro, fundadora do Portal da Construção Sustentável, que dará a conhecer as formas e a importância de apostar numa arquitectura sustentável.
Construir edifícios “recorrendo a técnicas ambientalmente sustentáveis e a materiais que possam ser mais tarde reutilizados noutros processos produtivos e noutros edifícios”, assim como apostar em soluções que “promovam a eficiência energética e a poupança de recursos”, é o desafio que Aline Guerreiro pretende lançar nesta iniciativa.
“Os edifícios têm um grande impacto ambiental associado ao consumo de água, de energia e de matérias-primas”, explica a fundadora do Portal da Construção Sustentável, e que, como tal, defende que a forma de contornar este problema passa pela sensibilização para “a arquitectura bioclimática”, que tem em conta “soluções que permitem minimizar o desperdício de energia”, além de utilizarem recursos naturais, para minimizar o impacto ambiental.
Recorde-se que a Economia Circular “consiste num modelo económico regenerativo, em que os recursos, sejam eles materiais, componentes, produtos ou serviços, são geridos de forma a preservar o seu valor e utilidade pelo maior período possível, integrando os produtos em fim de vida em novos processos produtivos”. Aline Guerreiro explica ainda: “Os edifícios têm um fim de vida, e pensar no fim de vida de um edifício prevendo a sua reintegração em novos processos produtivos é a melhor forma de implementar a Economia Circular na Arquitectura”.